Gerenciamos e coordenamos negociações perante sindicatos profissionais de diversas regiões do país e diferentes orientações ideológicas no setor têxtil, metalúrgico e de calçados, com excelentes resultados para os negócios.
Lideramos negociações sindicais de data-base, banco de horas, Programas de Participação nos Resultados, programas de demissões, reestruturação de jornadas de trabalho e outras.
Com a volatilidade do mercado, negociamos com os sindicatos sistemas para flexibilização da mão-de-obra, para evitar custos com demissões/admissões e perda de mão-de-obra qualificada e treinada, aplicando regras possibilitadas pela reforma trabalhista, bem como, outras flexibilidadades do processo negocial.
Negociações de Data-base
Assessorar as empresas nas negociações de Data-base diretamente com os sindicatos dos trabalhadores, analisando os cenários interno (empresa) e externo; monitorando os indicadores e o cenário econômico; elaborando as estratégias e propostas e liderando o processo negocial junto ao sindicato dos empregados. Assessorar na elaboração de um plano estratégico de comunicação interna e na redação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Implementação de Participação nos Lucros ou Resultados
Assessorar no processo negocial, orientando na constituição e participação dos empregados na comissão negociadora; estabelecendo o plano estratégico para a definição dos fatores, metas e respectivas formas de apuração; orientando quanto aos valores financeiros e datas de pagamentos, etc. Assessorar na elaboração de um plano estratégico de comunicação interna e na redação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Implementação de banco de horas
Assessorar na implementação do Sistema de Banco de Horas, orientando a construção dos critérios de controle de horas e as regras para sua utilização; definindo as estratégias para as negociações com o sindicato e assessorando na elaboração de um plano estratégico de comunicação interna e na redação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Solução de conflitos sindicais
Assessorar as empresas para a atuação estratégica em situações de crise iminente (greves, interrupções estratégicas dos trabalhos e paralisações pontuais), analisando o histórico do conflito para identificar as principais causas e motivos que levaram ao estágio atual. Avaliar e identificar os limites e condições das partes para se chegar a um acordo, estabelecendo as regras e liderando o processo negocial com o sindicato dos trabalhadores.
Assessorar na elaboração de um plano estratégico de comunicação interna e na redação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Implementação de planos de contingência
Assessorar na implementação ou revisão do plano de contingências para situações de crise, estabelecendo critérios para a composição do Comitê de Crise; definindo papeis e responsabilidades sobre: a) posicionamento oficial da empresa perante empregados, sindicatos, imprensa e órgãos oficiais; b) decisões de interrupção do processo de produção; c) dispensas de trabalho; d) controle de horas durante greves; e) estoques; f) segurança de áreas estratégicas, g) confidencialidade h) transferências de processos, etc. Assessorar na elaboração de um plano estratégico de comunicação interna.
Maximização das jornadas de trabalho
Assessorar nas análises e estudos sobre jornadas de trabalho, objetivando a eliminação de sobreposição de turmas (overlapping); composição de turnos de trabalho e jornadas diferenciadas etc., identificando oportunidades de mudança para maior produtividade e redução dos de custos de produção; avaliando necessidades quanto aos aspectos jurídicos e sindicais, recomendando e coordenando as Estratégias de negociação com o sindicato dos trabalhadores.